Av. Andrade Neves, 699 - 3o andar CEP 13.013-161 - Campinas SP (19) 3232-4811 | clinicaliberman@terra.com.br

A Clínica Liberman combina experiência, dedicação e atendimento de qualidade tendo como meta a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma, conhecido como ECG, é um exame não invasivo que registra a atividade elétrica do coração permitindo identificar alterações metabólicas do organismo e alterações anatômicas do músculo cardíaco. Apesar de toda a evolução da área médica, o ECG permanece sendo o principal recurso para o diagnóstico rápido de anormalidades e emergências cardiológicas.

Orientações para o Eletrocardiograma

• Compareça ao exame com roupas adequadas (blusa aberta na frente) para facilitar a instalação dos eletrodos no tórax.

Ecodopplercardigrama

Método de diagnóstico que compreende a análise por ultra-som da anatomia e função do coração e parte dos grandes vasos, em repouso. Pode ser realizado em pacientes de todas as idades incluindo recém- nascidos. As principais indicações são: avaliação e dimensão das cavidades e da função ventricular, doenças valvulares, cardiopatias congênitas, sopros cardíacos, endocardite infecciosa, pericardites e derrame pericárdico, hipertrofia ventricular, avaliação pós-cirurgia cardíaca, etc.

• Não suspender nenhuma medicação sem orientação do seu médico
  • Nos exames realizados na Clinica Liberman não é necessário nenhum preparo para a realização do exame

Critérios para realização do Exame

• Exame realizado somente com pedido médico.

Teste ergométrico

O que é

A medida do nível de capacidade física é hoje uma das mais importantes informações preventivas em diversas áreas da medicina, não apenas para cardiologia, e o teste ergométrico é capaz de fazer esta avaliação.

O teste ergométrico, ou teste de esforço, busca, através de exercícios físicos de intensidade progressiva feitos em bicicleta ergométrica ou esteira, monitorar possíveis doenças cardíacas, cardiovasculares e/ou respiratórias, através do aparecimento de sintomas sugestivos, como o descontrole da pressão arterial ou o distúrbios do ritmo cardíaco ou alterações no eletrocardiograma.

Como é feito

• Antes do início do exame, o paciente deve permanecer por alguns minutos em repouso. O paciente deverá se exercitar até o máximo de cansaço que puder suportar, contudo, o exame será interrompido quando o médico julgar necessário, e em presença de eventuais alterações clínicas, nível de cansaço, alterações dos batimentos cardíacos e da pressão arterial
  • É importante saber que, a pedido do paciente, em qualquer momento o exame poderá ser interrompido, porém lembramos que neste caso a interrupção precoce do exame pode não oferecer as informações desejadas pelo médico solicitante. Após o fim do exercício, a avaliação médica deve se estender por alguns minutos até o retorno às condições anteriores ao teste

Orientações para o Teste Ergométrico

• Não é recomendado realizar este exame na presença de infecções (ex: gripe, febre), bem como em jejum, pois podem interferir na avaliação da capacidade física. Embora a realização de exercício não seja contra indicado durante a gravidez, a realização do teste ergométrico só deve ser realizado em situações especiais
  • Para que se possa ter uma boa qualidade do eletrocardiograma, a pele do peito onde são colocados os eletrodos deve ser preparada por meio de depilação e limpeza com gaze e álcool. Por este motivo o paciente não deve tomar sol no peito durante cinco dias após o exame, para evitar queimaduras na pele
  • É natural que, durante o teste ergométrico, o paciente tenha a sensação de cansaço e que ocorra aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos. Contudo, pessoas com doença cardíaca poderão manifestar ou evidenciar sintomas como dor no peito, palpitações, falta de ar, cansaço desproporcional ao nível de esforço aplicado e outros, de acordo com o seu problema
  • Como qualquer exame médico, somente será realizado mediante pedido do médico. Não é necessária uma preparação específica, mas algumas recomendações são importantes: não fazer o exame em jejum, não fumar por três horas antes do exame, não fazer uso de bebidas alcoólicas ou ir à academia no dia do exame. É importante salientar que o paciente deverá utilizar roupas e calçados confortáveis para a realização do exame como agasalho esportivo ou calção e tênis de corrida. A recomendação de tomar ou não medicamentos no dia do exame fica a critério do médico que o solicitou. As mulheres deverão estar usando top de ginástica ou sutiã

MAPA

A Hipertensão arterial é uma doença dinâmica que responde a uma série de fatores como estresse, alimentação, sono e exercícios, ao longo do dia. O MAPA permite observar o comportamento pressórico durante as 24 horas, obtendo assim um perfil muito mais completo da pressão arterial do que com uma simples aferição única, realizada em consultório.

Isso é feito através de um pequeno aparelho utilizado pelo paciente e que vai, em intervalos definidos, coletar os dados sobre a sua pressão, registrando as oscilações ao longo do dia.

Para que serve

• O cardiologista solicita o exame quando existe suspeita de hipertensão arterial do avental branco (pressão arterial está elevada apenas no consultório), suspeita de hipertensão mascarada (pressão arterial está normal no consultório e elevada fora deste), avaliação do tratamento anti-hipertensivo e para avaliação de sintomas, principalmente os de pressão arterial baixa, conhecido como hipotensão

Orientações para a Monitorização da Pressão Arterial (MAPA de 24 horas)

• Este exame consiste em levar para casa um aparelho que medirá a sua pressão. É muito importante comparecer no horário correto, tanto para o início quanto para o fim do exame
  • O MAPA deve ser marcada em um dia de atividades habituais
  • A maioria das pessoas podem fazer a MAPA. Não conseguirão realizar o exame de forma satisfatória pessoas que apresentam o braço em forma de cone (situação em que a braçadeira não fica bem adaptada no braço), com distúrbios do movimento, como a doença de Parkinson (não conseguem manter o braço parado na hora da medida da PA), ou ainda, aquelas com certas arritmias cardíacas como a fibrilação atrial (o dispositivo da cintura não consegue obter o registro da PA)
  • É um exame seguro e praticamente livre de complicações. Queixas mais frequentes como desconforto no braço, geralmente tolerável, e dificuldade para dormir, costumam ser as mais comuns. Inchaço no membro superior, problemas circulatórios e reações alérgicas à braçadeira são complicações raras, mas que eventualmente podem ocorrer
  • Tome banho e compareça à clínica com roupas folgadas e com abertura frontal de forma a facilitar a instalação do aparelho. Recomenda-se que o paciente tome banho antes do exame uma vez que não será permitido tomar banho com o aparelho
  • Você receberá um formulário (diário do MAPA) o qual deverá ser usado para anotar rigorosamente o horário dos sintomas, uso de medicamentos e as principais atividades relativas ao seu dia a dia. É muito importante informações como: a que horas você dormiu e qual foi a qualidade do seu sono, se boa ou ruim
  • Um exame de MAPA realiza uma média de 80 a 90 medidas nas 24 horas. É normal que parte delas se perca ou não seja aproveitada. Assim, não se preocupe se algumas vezes ocorrerem erros
  • Eventualmente o gravador poderá parar de funcionar, e no seu monitor surgirão mensagens de erro. De acordo com estas mensagens é possível garantir que o mesmo volte a funcionar e você não precise repetir o exame
  • Chegue com pontualidade no horário marcado para a retirada do aparelho. Lembre-se que pode haver outra pessoa esperando para utilizar o aparelho depois que o seu exame termina

Holter de 24 horas

O que é

Nas arritmias cardíacas, nem sempre é possível detectar algum problema em curtos espaços de tempo. Para resolver esse entrave existe o sistema Holter, que monitora o paciente realizando a gravação de um exame eletrocardiograma portátil, de maneira contínua, no período de 24 horas.

Para que serve

O Holter é indicado na avaliação cardiológica geral e pode ser utilizado adicionalmente no estudo de:

• Distúrbios do ritmo cardíaco;
  • Bloqueios cardíacos;
  • Isquemia transitória (doença nas artérias do coração);
  • Resposta aos medicamentos;
  • Comportamento dos marcapassos e desfibriladores;
  • Comportamento do sistema nervoso autônomo

Orientações para a Monitorização do ritmo cardíaco (Holter de 24 horas)

• Tome banho (durante o exame não será possível!) e compareça à Clinica Liberman com uma blusa ou camisa folgada e aberta na frente para facilitar a colocação dos eletrodos. Trazer um cinto (cinto comum de calça para prender o aparelho). Evite o uso de cremes
  • Recomenda-se que a pessoa procure ter suas atividades cotidianas durante o registro, evitando, porém a prática de exercícios que possam produzir grande quantidade de suor. Nessa condição, pode ocorrer o descolamento dos eletrodos