Áreas de Atuação
Nossas Especialidades
Especialidades Cardiológicas
Cardiologia
A Cardiologia é uma das especialidades médicas mais importantes para a prevenção e promoção da saúde. As doenças cardiovasculares se constituem em uma das causas de morte mais importantes do Brasil. O cardiologista faz o diagnóstico e trata de doenças muito importantes e comuns na população como: hipertensão arterial, infarto do coração, aterosclerose, colesterol alto, insuficiência cardíaca (“coração inchado” ou “fraco”). Por sua ligação a doenças do coração, o diabetes mellitus também é uma doença muito frequente no consultório do cardiologista.
Check-up cardiológico
O check-up cardiológico é a maneira mais inteligente e barata de fazermos a prevenção e promoção à saúde. Desta forma, podemos diagnosticar as doenças antes que elas nos causem um dano maior como infarto, derrame cerebral, lesões nos rins ou morte. Através de exames de rotina conseguimos detectar precocemente a pressão alta, diabetes, arritmias, “coração inchado” (insuficiência cardíaca), etc. Especialmente aqueles pacientes com história de doença do coração ou morte precoce na família têm indicação de passar em check-up cardiológico de forma rotineira.
Clínica Médica
Realizamos uma prevenção global da saúde através de avaliação clínica integral, com a possibilidade de detectarmos precocemente doenças como: anemia, desregulação hormonal (tireóide, disfunção sexual, próstata), obesidade, diabetes mellitus, gordura no fígado (esteatose hepática), trombose, varizes.
Cardiogeriatria
O envelhecimento da população brasileira vem acontecendo pela melhoria nos cuidados e avanços da Medicina. Com isso, temos o foco de atender a população geriátrica que merece uma individualização do tratamento cardiológico tanto na prevenção como no tratamento de doenças do coração como do envelhecimento cerebral (Alzheimer e outras formas de demência).
Hipertenção Arterial
A pressão alta é uma das doenças mais frequentes na população e pode ser silenciosa, tornando-a muito perigosa no sentido de causar infarto do coração, derrame cerebral, problema renal (insuficiência renal e diálise). Apesar do sintoma de cefaléia (dor de cabeça) afetar alguns pacientes, muitos não apresentam nenhuma alteração que chame a atenção. Em nosso checkup cardiológico, podemos diagnosticar a hipertensão arterial através da consulta cardiológica e também do exame de MAPA 24h realizado na Clínica a pedido do médico.
Pré-operatório
A avaliação cardiológica pré-operatória é o primeiro passo para uma cirurgia segura, seja ela de pequeno ou grande porte. O cardiologista, além de realizar a promoção da saúde nesta ocasião, solicita os exames indicados e avalia a necessidade de ajustes na medicação para que o procedimento cirúrgico ocorra de maneira segura e sem intercorrências.
Infarto do coração / Aterosclerose de coronárias
Talvez a mais temida das doenças cardíacas, por ter chance de levar a morte, o infarto do coração ocorre como consequência da aterosclerose de coronárias ou entupimento das artérias do coração. Geralmente, esta doença acontece em pessoas com colesterol alto, hipertensão arterial (pressão alta), diabetes mellitus e história familiar. A dor no peito é um sintoma frequente de alarme que deve ser sempre investigado pelo cardiologista.
Insuficiência Cardíaca
Insuficiência cardíaca ou “coração fraco” ou “inchado” é doença com implicação grave ao paciente, que causa falta de ar para caminhar, “batedeira no peito”, às vezes acorda o paciente de madrugada com falta de ar e suor frio, podendo ser necessário o transplante cardíaco. Tal doença acontece pelo não tratamento de doenças comuns como a hipertensão arterial (pressão alta), entupimento das artérias do coração (aterosclerose das coronárias ou presença de “placas de gordura nas artérias”) ou outras doença genéticas/familiares.
Arritmias
As palpitações ou “batedeira do peito” é um sintoma frequente na população e deve ser investigado pelo cardiologista para afastar alguma arritmia (rápida que é a taquicardia ou lenta que é a bradicardia). Algumas destas arritmias podem ser consequência de nosso dia-a-dia mais corrido ou estressante; por outro lado, outras podem ser uma doença que mereça tratamento pelo cardiologista.